quarta-feira, 5 de setembro de 2012

APRENDIZAGEM GEOPALEONTOLÓGICA EM MORRO DO CHAPÉU



Aula de Campo em Morro do Chapéu – BA

A disciplina de Paleontologia oferecida ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – campus de Jequié é constituída por uma parte teórica e outra prática. A parte prática da disciplina é trabalhada em laboratório e em uma aula de campo na região da cidade baiana de Morro do Chapéu.
É um privilégio se ter tão perto do campus um local tão fantástico e de beleza exuberante, que nos traz um grande conhecimento paleontológico acerca dos temas estudados em sala de aula.
Durante a viagem à Morro, tivemos a oportunidade de conhecer quatro locais ricos em história e material geológico e paleontológico.
No primeiro dia de campo (24-08-2012) visitamos a Gruta Cristal. Na entrada da gruta pode-se observar as estratificações das rochas, formadas ao longo de milhões de anos. A Gruta Cristal faz parte da Formação Caboclo, constituída por arenito e laminitos.



  

Foram feitas coletas de subfósseis dentro da gruta. Esse tipo de coleta é diferenciado, para isso foram demarcadas parcelas de 1m² em três pontos do interior da gruta, sendo o primeiro próximo a entrada, o segundo intermediário e o terceiro ao fundo da gruta. Em cada parcela foi escavado com auxílio de uma pequena pá, três amostras de material sedimentar contendo ossículos. Cada amostra foi etiquetada e triada para separação do material subfóssil e do sedimento.






 Á frente da gruta são encontradas biohermas (blocos de estromatólitos) estratiformes.




Ainda no mesmo dia, visitamos o Buraco do “Possidônio”, uma cratera de cerca de 60m de profundidade, apresentado diferentes tipos de vegetação dentro e fora dele.



No segundo dia de campo (25-08-2012) visitamos a Fazenda Arrecife, uma fazenda abandonada, que apresenta diferentes tipos de estromatólitos, e em grande quantidade.
A fazenda proporciona a visualização de afloramentos de biohermas do grupo Una. São exemplares de estromatólitos estratiformes e colunares.




Uma experiência única poder ver pessoalmente e tocar nesses icnofósseis, que são registros de atividade de bactérias e cianobactérias, onde um dia foi mar. É como voltar ao passado e compreender um pouco da história da vida, pois os estromatólitos representam o mais antigo registro de vida encontrados em forma fóssil.

Um comentário:

  1. geopaleontologia é a mesma coisa que paleontologia?
    parece uma pergunta ridicula mas nao achei nada google.

    ResponderExcluir