quinta-feira, 23 de agosto de 2012

VALE A PENA CONHECER!!!


Olá pessoal, tivemos a grande oportunidade de conhecer nos dias 01 e 02/08/12 o MUSEU ANTARES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, o MUSEU PARQUE DO SABER E o MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA. Logo abaixo compartilharemos com vocês um pouco daquilo que pudemos conhecer e observar durantes estas visitas.

1. O Museu Antares de Ciência e Tecnologia conta com espaços como Planetário, A Conquista Espacial, Espaço Natureza, o “parque dos dinossauros” e diversas atividades interativas, palestras, vídeos educativos, etc.
    No primeiro momento conhecemos o ESPAÇO NATUREZA que é uma divisão de caráter expositivo, destinado às Ciências Naturais, abordando temas especais sobre a fauna e flora ocorrentes no estado da Bahia.
  No seu acervo encontramos peças ósseas (figura 1), esqueletos completos de diferentes vertebrados como peixes, répteis, aves e mamíferos (figura 2), diversos exemplares de invertebrados (figura 3), animais taxidermizados (figura 4) de diferentes grupos, entre outros.

Figura 1: Peças ósseas de Crânio de Porco e Crânio de Cavalo.

Figura 2: Esqueleto completo de uma Codorna (Ave) e de um Rato (Mamífero).


Figura 3: Exemplar de invertebrado (Coleoptera, Hexapoda, Arthropoda)

Figura 4: Sariguê taxidermizado.
    Ainda nesse mesmo espaço vimos a representação da diversidade faunística e florística de alguns ecossistemas  brasileiros como Litorâneo/Marinho, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

Figura 5: Ictiorama representando alguns animais que vivem em ambiente marinho (litorâneo).

Figura 6: Ictiorama representando a fauna e flora característica do bioma Mata Atlântica.

Figura 7: Ictiorama representando o bioma Caatinga.


    No segundo momento da visitação, ainda no Museu Antares, conhecemos as réplicas de Dinossauros e Pterossauros do Brasil (alguns em tamanhos originais), a exemplos: o Anhanguera santanae (Figura 8), pterossauro que viveu no Cretáceo Inferior há cerca de 110 milhões de anos e se alimentava de peixes (piscívoro) e é proveniente da Formação Santana (Bacia do Araripe).



Figura 8: Réplica de um pterossauro (Anhanguera santanae). *Não corresponde ao tamanho original

    Conhecemos também a réplica do Staurikosaurus pricei (Figura 9), um dos primeiros fósseis de dinossauros encontrados no Brasil, viveu no Triássico Superior há cerca de 225 milhões de anos e era carnívoro. O fóssil desse dinossauro é provenientes da formação Santa Maria e é um dos dinossauros mais antigos (Bacia do Paraná)


    Figura 9: Réplica de um Staurikosaurus pricei.

  Antarctosaurus brasiliensis (Figura 10), dinossauro saurópodo da família Titanosauridae, viveu no Cretáceo Superior há cerca de 80 milhões de anos. Apesar de seu crânio não ter sido encontrado, sabe-se que ele era um animal herbívoro. É proveniente da Formação Adamantina (Bacia Bauru).


Figura 10: Réplica de um Antarctosaurus brasiliensis.
*O tamanho original é 3 vezes maior.
   Nesta mesma área do museu também encontramos belíssimas réplicas de um mamute (Figura 11) e de uma preguiça gigante (Figura 12), ambos mamíferos.


Figura 11: Réplica de um Mamute.


Figura 12: Réplica de uma preguiça gigante.

Breve postaremos mais curiosidades e fotos dos outros dois museus...Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário