quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ESTÁ EM SALVADOR?

ENTÃO NÃO DEIXE DE VISITAR O MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA


Ele está localizado na Avenida Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória, em Salvador. O museu dispõe de estrutura, instalações e coleções equiparadas como alguns dos melhores museus, de mesmo tema, em funcionamento nos Estados Unidos e na Europa. 
Visitamos a SALA DE FÓSSEIS onde pudemos conhecer vários exemplares fósseis, de grupos mais antigos até grupos mais recentes. Vimos estromatólitos (Figura 1), trilobitas (Figura 2), peixes, madeira fossilizada (Figura 3), gastrópodes, equinodermos, artrópodes, etc. Neste mesmo salão tivemos a oportunidade de ver a réplica de um mastodonte (Figura 4) e reconstituição de seu esqueleto (Figura 5).



Figura 1: Fósseis de Estromatólitos (Icnofósseis)
Figura 2: Trilobitas

Figura 3: Madeira carbonizada
Figura 4: Réplica de um Mastodonte

Figura 5: Reconstituição do esqueleto de mastodonte

Por fim, visitamos algumas salas mais destinadas à área de Geologia, onde foi possível observar diferentes rochas e minerais (comparando a diferença na sua composição, formação e ocorrência), várias pedras preciosas, a réplica de um meteorito (Figura 6) e a sala destinada à indústria de petrolífera (equipamentos e procedimentos utilizados na identificação de locais que contem petróleo).

Figura 6: Réplica do meteorito Bedengó

A visita ao Museu Geológico da Bahia também foi positiva, uma vez que pudemos compreender e ampliar os conhecimentos sobre a evolução das espécies evidenciada pelo registro fossilífero, desde os estromatólitos aos Mamíferos. Uma verdadeira viagem pelo tempo geológico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário